Início > Congressos > Grupo de Trabalho (GT) do SetorPúblico reúne-se em São Paulo

Grupo de Trabalho (GT) do SetorPúblico reúne-se em São Paulo


O Grupo de Trabalho (GT) do Setor Público, que está trabalhando napreparação das minutas das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs),convergidas conforme as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS)traduzidas para o português reuniu-se na sede do Sescon-SP, nesta quinta-feira(12).

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, abriu a reunião destacando aimportância do grupo neste trabalho. “Todos vocês aqui presentes temparticipação fundamental neste processo”.  Para Juarez, o trabalhorealizado pelo GT é decisivo para incluir a contabilidade pública à  altura daspráticas internacionais.

A reunião tem como objetivo divulgar, de forma estratégica para osprofissionais da contabilidade, a disseminação da convergência do setorpúblico. Em reunião realizada em fevereiro deste ano, na sede do CFC, osmembros do GT definiram a metodologia a ser utilizada na preparação das minutasdas normas convergidas; traçaram o cronograma de atividades para todo o ano; ediscutiram sobre a realização de eventos para a disseminação da convergência dosetor público.

Atualmente, de acordo com a International Federation of Accountants(IFAC), organismo que emite as IPSAS, há cerca de 60 países que estão emprocesso de implantação dessas Normas, seja de forma parcial ou integral.

A conclusão do trabalho está previsto para o final de 2011, que culminará com aemissão, pelo CFC, das normas convergidas, a coordenadora do Comitê Gestor daConvergência no Brasil e do Grupo de Trabalho do Setor Público, conselheira doCFC Verônica Cunha de Souto Maior, afirma que esse será o grande desafio dosmembros do grupo e dos profissionais que militam na área, “pois o setorpúblico deve acompanhar a evolução da área societária e de auditoria”.

Além do presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, participaramda reunião a conselheira do CFC, Verônica Cunha de Souto Maior, os professoresLino Martins da Silva, José Francisco Ribeiro Filho, Joaquim OsórioLiberalquino Ferreira, Nelson Machado, João Eudes Bezerra Filho e Victor Brancode Holanda.

Tradução

O CFC realizouum convênio com a International Federation of Accountants (Ifac), para atradução das IPSAS e das International Standards on Auditing(ISAs) – que são as normas de auditoria -, tornando-se, portanto, otradutor oficial dessas Normas em língua portuguesa no Brasil, juntamente com oInstituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

De acordo com Verônica, essa etapa é fundamental para que todos os usuáriostenham acesso aos conceitos veiculados pelas normas internacionais. Acoordenadora do GT anunciou que, conforme meta estabelecida pelo presidente doCFC, haverá o lançamento, possivelmente no próximo mês de junho, de um livrocom todas as normas traduzidas para disponibilização gratuita aos profissionaisde contabilidade que atuam no setor público.

O Comitê

O Comitê Gestorda Convergência no Brasil foi criado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em2007, com a finalidade de coordenar a convergência ao padrão internacional dasnormas contábeis do setor público e de auditoria, áreas não abrangidas peloComitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que trabalha com a convergência dasnormas da contabilidade societária ao padrão IFRS.

Segundo Verônica Cunha de Souto Maior, no início de 2007, antes da criação doComitê, já havia sido constituído o Grupo Assessor, cujo objetivo era prepararas primeiras Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Aplicadas ao SetorPúblico. Essas NBCT SP foram emitidas em 2008, já alinhadas às normasinternacionais (IPSAS).

Os membros desse Grupo foram incorporados ao GT do Setor Público, que faz partedo Comitê Gestor da Convergência no Brasil. “Neste momento, os dois gruposestão trabalhando de forma conjunta na preparação das minutas das NormasBrasileiras Convergidas”, explica a conselheira do CFC.

Anúncios
Categorias:Congressos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: