Início > Contador_Carreira, Uncategorized > SUCESSO NA 2ª JORNADA DE CONTABILIDADE DA UNIBAN

SUCESSO NA 2ª JORNADA DE CONTABILIDADE DA UNIBAN


Na última sexta feira (23-04), ocorreu o encerramento da 2ª Jornada de Contabilidade da UNIBAN, com a palestra das Profªs. Débora Geórgia Tristão e Fabiana Ferreira Pascoaloto, com o tema “Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Desafios e Perspectivas da Convergência aos Padrões Internacionais”.

O tema discorreu sobre a convergência das Normas Internacionais de Contabilidade às Normas Brasileiras de Contabilidade, tanto para o Setor Privado quanto para o Setor Público. Para alguns especialistas, esse é um assunto de pouco conhecimento para os profissionais da área, já que atualmente o contador precisa mudar seus hábitos em ter apenas uma visão contábil, para começar a ter também, uma visão econômica e financeira da entidade para a qual trabalha.

Ao assistir a palestra, deparei-me com duas grandes profissionais que têm um vasto conhecimento sobre o tema. Primeiramente foi abordado pela Profª Débora, o contexto atual que deu origem às principais alterações e revogações na Lei das Sociedades Anônimas (6.404/76), substituindo-a pela Lei 11.638/07, cujo objetivo é oferecer não apenas uma mudança na estrutura das demonstrações contábeis, como ocorre no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício, mas determina a adoção da Demonstração do Fluxo de Caixa, ao invés da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), determinando também a criação da Demonstração do Valor Adicionado para as empresas de capital aberto, além de continuar sendo obrigatória a Demonstração de lucros ou Prejuízos Acumulados e as notas explicativas. Foi comentada também a Lei 11.941/09 que separa definitivamente a Contabilidade Fiscal da Contabilidade Societária.

Após, a Profª Fabiana abordou a forma como o Setor Público vem acompanhando as mudanças na Contabilidade, de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade. A professora discorreu sobre as fases de elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBCASP) e o processo de convergência, e o fortalecimento institucional e desenvolvimento conceitual que delas decorrem. Deixou claro que o profissional de contabilidade que atua na área terá necessidade de adquirir uma nova postura aprimorando seus conhecimentos técnicos com a adoção de Educação Continuada, participação em Seminários, Congressos para capacitação Técnica, visando a quebra de paradigmas, para a construção de um novo Modelo de Contabilidade.

“A mudança de cultura é uma porta que abre por dentro”

Vilma Slomsky

Reportagem por:

Enddrigo Cristiano Camlofski de Figueiredo

Jornalista

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: